05 de Dezembro
10h | Exposição Artística corpo>><<carto>><<grafia de Gabriela Guerra aberta ao público
Local: Casa da Música Sônia Cabral
Sobre: abertura da Exposição Artística corpo>><<carto>><<grafia, de Gabriela Guerra. Tem samba em toda parte, e a exposição “corpo >><< carto >><< grafia” da artista Gabriela Guerra pode provar! A mostra apresenta parte das vivências da artista como portadora de vitiligo e expressa a sua busca por semelhanças entre os contornos das manchas de sua pele e os das superfícies urbanas, como numa arqueologia de si e do espaço. A exposição desvela marcas, memórias e desperta conexões, reconhecendo as estratégias de (r)existência afrodiaspóricas, que conectam a música e a dança compondo modos de conviver.
Gabriela Guerra
Gabriela Guerra é artista multimídia e doutora em Educação pela UFMG. Co-fundadora do Coletivo Black Horizonte, desde 2010 investiga as artes afrodiaspóricas, tecnologia e educação pela plataforma Ciberterreiro. Em sua obra, busca integrar múltiplas linguagens artísticas e modos colaborativos de criação e pesquisa. A experiência com o Vitiligo inspira sua poética visual e levou à concepção do Cora_Lab, e da exposição “corpo>><<carto>><<grafia afrodiaspórica do vitiligo”, com Michelle Corrêa. Entre os trabalhos de Gabriela em cenografia e performance, estão “Blacktronic” (2011) e “Ciberterreiro” (2016). Apresentou-se em festivais como Semana Negra da Dança e V Encontro de Arte de Matriz Africana. Suas residências incluem “Afrotranscendence” (2016), Frontier Zones (2022) e o LAB Escrevivências (2024). Atuou em curadorias e produções culturais no Espírito Santo, em espaços como a Casa Sinestésica e o Espaço Tzion.
Local: Casa da Música Sônia Cabral – Foyer
14h – 15h30 | Sessão 2 – Escolas Públicas Municipais de Ensino Fundamental
Exibição de cinco curtas-metragens sobre samba, negritude e cultura popular para o público infantil.
Local: Casa da Música Sônia Cabral
Exibição de cinco curtas-metragens sobre samba, negritude e cultura popular para o público infantil.
Público-alvo: de 10 a 14 anos
Local: Casa da Música Sônia Cabral
18h30 – 20h30 | OFICINA DE SAMBA NO PÉ
Facilitador: Viny Sayos
Local: —
Sobre: Venha aprimorar seu samba no pé e mergulhar no universo do ritmo e da expressão! Nossa oficina é uma oportunidade única para desenvolver a percepção rítmica corporal, aliando a técnicas do samba no pé, miudinho, riscado, floreios e muito mais. Você vai aprender e praticar tanto individualmente quanto em grupo, explorando o samba como uma poderosa ferramenta de sociabilidade e, claro, como uma manifestação artística e identitária. Não importa o seu nível de experiência: a oficina é para todos que desejam se conectar com a cultura do samba e levar a dança para o próximo nível. Inscreva-se e venha sentir a energia do samba no corpo!
Local: —
Vagas e público-alvo: 40 vagas para adultos interessados em aprender sobre passos básicos de samba e samba no pé
Viny Sayos
Artista que trabalha com dança há mais de 15 anos, promovendo workshops e aulas para pessoas que sonham em aprender a dançar o samba do zero, ensinando o miudinho, samba no pé e outras modalidades. Atua em um programa social de dança, com no projeto denominado Pagode Capixaba e também coordena Ala de Passistas e Ala Coreografada na Escola de Samba Novo Império. Atua ainda em atividades culturais e em instituições como CRJ´s, Odomodê, Centro Pop, Teatro, se apresentando e ministrando aulas.
19h – 21h | Sessão 3 – Exibição de Longa Convidado
Local: Casa da Música Sônia Cabral