Samba Que Eu Quero Ver

15 a 29 de janeiro | 13h – 17h | Oficina de Cobertura Audiovisual Carnaval Que Eu Quero Ver, com o facilitador André Félix
Local: Sala Criativa do Hub ES+

OFICINA CARNAVAL QUE EU QUERO VER

Prática de cobertura audiovisual

15 a 19 janeiro, de 13 às 17h: Etapa Teórica
22 a 25 janeiro, a partir das 13h: Etapa prática

Os desfiles das escolas de samba são resultado de uma construção coletiva, sendo o desfile, em si, o produto final. A oficina propõe algumas formas de realizar coberturas audiovisuais da agenda carnavalesca, se debruçando nos bastidores da realização dessa grande arte: seja nos barracões alegóricos, onde a magia acontece, registrando e produzindo um acervo audiovisual do processo de criação dos carros alegóricos e fantasias, confecção das alegorias e adereços e desvendando os artistas de bastidores que produzem essa grande arte e fazem o espetáculo ganhar forma, seja no registro dos ensaios técnicos, retratando as agremiações em um momento que antecede o desfile final. A oficina propõe aos jovens de territórios e comunidades de samba uma iniciação ao processo audiovisual, com aulas sobre roteiro, linguagem cinematográfica, operação de câmera, sensibilizando o olhar dos alunos para o registro da memória e criação de acervo de imagens do 3º maior carnaval de avenida do Brasil.

Facilitador:  André Félix

Local: Sala Criativa Hub ES+

André Félix

André Félix é Diretor, Produtor e Roteirista de Cinema e TV, negro e natural do Rio de Janeiro. Dirigiu e roteirizou os curtas A Cor do Fogo e a Cor da Cinza (Prêmio Destaque da Mostra Kinoforum SP), Valentina (Melhor Curta e Melhor Direção no Cine Ceará) e o longa-metragem Diante dos Meus Olhos. Foi corroteirista do longa Entreturnos e das séries Galera da Praia, Nebulosa e Balada. É diretor da Mostra Audiovisual Preta – LÂMINA e Sócio Fundador da Feira Meskla. Além disso, também integra o Regional da Nair, um dos blocos mais famosos do Carnaval de Rua de Vitória.

18h – 20h | Roda de Conversa 01 – Um negócio chamado carnaval: inovação, criatividade e estratégia de mercado
com Patrick Rocha (Mocidade Unida da Glória), João Filipe Moyses (Liga ES), Wallace Palhares (Liga RJ). 
Local: Auditório Hub ES+

Roda de Conversa 1: Um negócio chamado carnaval : inovação, criatividade e estratégia de mercado

Sobre: nesta roda de conversa vamos refletir sobre os novos modelos de negócios do carnaval, estabelecendo uma análise comparativa do mercado RJ x ES, debatendo as inovações em contratos de patrocínio, a estratégia criativa dos mini desfiles, novos modelos de parcerias e negócios, comercialização de espaços de arena, bem como direitos de transmissão dos desfiles.

A Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial do Carnaval de Vitória passa por uma mudança de paradigma no modelo de gestão do carnaval e a roda de debate busca fomentar esse debate e reflexão, criando pontes e intercâmbios e trazendo a experiência de gestão da Liga Ouro do Rio de Janeiro para dialogar com o novo modelo capixaba.

 

Wallace Palhares

Wallace Palhares é Presidente da Liga do Carnaval do Rio de Janeiro (@ligarjcarnaval), e ocupa o cargo há dois anos, Liga está responsável pelas agremiações da Série Ouro que desfilam na Marquês de Sapucaí.  Foi Presidente no Acadêmicos do Sossego, por quatro anos, e Diretor de Carnaval da Asa Norte, por também quatro anos.

 

João Filipe Moysés

João Filipe é Diretor Geral de Carnaval da LIESGES – Ligas das Escolas de Samba do Grupo Especial. Iniciou a carreira como Mestre Sala no GRCES Unidos de Jucutuquara, em 2004. Onde ficou até fim de 2019. Em 2021, como Diretor Geral da GRES Novo Império, conquistou o título do Grupo Especial para a escola, após 33 anos sem uma vitória.

 

Patrick Rocha

Patrick Rocha, arquivista, especialista em Gestão do Conhecimento e Comunicação e Mídias Digitais, produtor cultural e um verdadeiro apaixonado pelos desfiles das escolas de samba. Neto de Anselmo Gonçalves, jornalista, radialista e escritor, e autor do primeiro livro documentário do Carnaval Capixaba – “Carnaval Capixaba 100 anos” é diretor administrativo da Mocidade Unida da Glória (MUG) e Diretor de Marketing da Liga das Escolas do Grupo Especial (LIESGE).

Local: Auditório Hub ES+

18h – 20h | Oficina de Samba no Pé com Vini Sayos – Sala Criativa Hub

OFICINA DE SAMBA NO PÉ

O objetivo da oficina é trabalhar a percepção rítmica corporal, aliando a técnica do samba no pé, miudinho, riscado, floreios e outras técnicas de samba, buscando trabalhar e aprimorar a dança de forma individual e também no campo coletivo, trazendo por meio da dança, o samba como elemento de sociabilidade, mas acima de tudo como uma expressão artística e identitária.   

Facilitadores: Vini Sayos

Local: Sala Criativa – 1º pavimento

Data: 16/01/24, de 18 às 20h (02 horas)

Vagas e público-alvo:  20 vagas para adultos interessados em aprender sobre passos básicos de samba e samba no pé.

Sobre o facilitador

Vini Sayos – Artista que trabalha com dança há mais de 14 anos, promovendo workshops e aulas para pessoas que sonham em aprender a dançar o samba do zero, ensinando o miudinho, samba no pé e outras modalidades. Atua em um programa social de dança, com no projeto denominado Pagode Capixaba e também coordena Ala de Passistas e Ala Coreografada na Escola de Samba Novo Império. Atua ainda em atividades culturais e em instituições como CRJ´s, Odomodê, Centro Pop, Teatro, se apresentando e ministrando aulas.