Samba Que Eu Quero Ver

15 a 29 de janeiro | 13h – 17h | Oficina de Cobertura Audiovisual Carnaval Que Eu Quero Ver, com o facilitador André Félix
Local: Sala Criativa do Hub ES+

OFICINA CARNAVAL QUE EU QUERO VER

Prática de cobertura audiovisual

15 a 19 janeiro, de 13 às 17h: Etapa Teórica
22 a 25 janeiro, a partir das 13h: Etapa prática

Os desfiles das escolas de samba são resultado de uma construção coletiva, sendo o desfile, em si, o produto final. A oficina propõe algumas formas de realizar coberturas audiovisuais da agenda carnavalesca, se debruçando nos bastidores da realização dessa grande arte: seja nos barracões alegóricos, onde a magia acontece, registrando e produzindo um acervo audiovisual do processo de criação dos carros alegóricos e fantasias, confecção das alegorias e adereços e desvendando os artistas de bastidores que produzem essa grande arte e fazem o espetáculo ganhar forma, seja no registro dos ensaios técnicos, retratando as agremiações em um momento que antecede o desfile final. A oficina propõe aos jovens de territórios e comunidades de samba uma iniciação ao processo audiovisual, com aulas sobre roteiro, linguagem cinematográfica, operação de câmera, sensibilizando o olhar dos alunos para o registro da memória e criação de acervo de imagens do 3º maior carnaval de avenida do Brasil.

Facilitador:  André Félix

Local: Sala Criativa Hub ES+

André Félix

André Félix é Diretor, Produtor e Roteirista de Cinema e TV, negro e natural do Rio de Janeiro. Dirigiu e roteirizou os curtas A Cor do Fogo e a Cor da Cinza (Prêmio Destaque da Mostra Kinoforum SP), Valentina (Melhor Curta e Melhor Direção no Cine Ceará) e o longa-metragem Diante dos Meus Olhos. Foi corroteirista do longa Entreturnos e das séries Galera da Praia, Nebulosa e Balada. É diretor da Mostra Audiovisual Preta – LÂMINA e Sócio Fundador da Feira Meskla. Além disso, também integra o Regional da Nair, um dos blocos mais famosos do Carnaval de Rua de Vitória.

18h – 20h | Abertura da Mostra SESSÃO 1

1- Mulheres do Quilombo | 6 min | Documentário | ES | Livre
Dir: Júlia Ramos e Rodrigo Jesus (Jesus), durante a Oficina de Cobertura Audiovisual de Carnaval.

2- Samba & Jazz | 1h 27min | Documentário, Musical | Livre
Dir. Jefferson Mello

Local: Auditório Hub ES+

Sessão de abertura da Mostra

1- Mulheres do Quilombo | 6 min | Documentário | ES | Livre
Dir: Júlia Ramos e Rodrigo Jesus (Jesus), durante a Oficina de Cobertura Audiovisual de Carnaval.

Sinopse:
Histórias dos bastidores do carnaval capixaba a partir da vivência e protagonismo feminino integram o  documentário “Mulheres do Quilombo”, produzido por alunos a partir da oficina de cobertura audiovisual realizada na 1ª edição do Samba Que Eu Quero Ver.

2- Samba & Jazz | 1h 27min | Documentário, Musical | Livre
Dir. Jefferson Mello

Sinopse: 
O documentário longa metragem “Samba & Jazz” evidencia a sinergia entre estes dois ritmos e as cidades do Rio de Janeiro e Nova Orleans (considerada o berço do jazz). O filme convida o espectador a viajar num cenário de belas paisagens e boa música, através de um século de história e costumes, expondo a similaridade dos aspectos musicais e comportamentais dos habitantes destas duas cidades.

20h – 21h | SHOW 1, [Fora do HUB] – VELOSO QUARTETO – SAMBA JAZZ

SHOW - Veloso Quarteto - Samba Jazz

Sobre: o Grupo Quarteto Veloso traz o segundo show na noite de abertura da Mostra, na Praça do HubES+, com a elegância do seu samba jazz, que promove a ponte entre as influências clássicas do ritmo norte americano, adicionando a pitada de brasilidade e toda cadência do samba brasileiro, trazendo a fusão entre os dois ritmos com uma assinatura genuinamente capixaba.

Veloso Quarteto

Fundado por músicos formados pela Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), o Veloso Quarteto traz em seu repertório a união da música brasileira com a norte-americana. O Samba Jazz é apresentado pelo grupo em festivais e eventos e em seu álbum “Quietude”. O quarteto é formado por Dhyego Damasceno, Filipe Dias, Giovani Malini e Tiago Veloso, no saxofone.

21h30 – 23h | SHOW 2, Hub ES+ – PURA RAIZ

SHOW PURA RAIZ

Sobre:  Formado por Denal nos vocais e tantam, Maninho, no surdo,  (Surdo), Anderson, nos vocais e pandeiro, Diego, no violão 7 cordas, Duduzinho Ferreira, no reco-reco e Teco, no cavaco e vocais, o Grupo Pura Raíz é um dos grupos icônicos de samba raiz, partido alto e pagode na cidade de Vitória, sendo por muito tempo o grupo residente do famoso samba no Bar da Zilda, localizado no centro de Vitória.

Pura Raiz

O grupo Pura Raiz está com essa formação atual há dois anos, apesar dos integrantes serem todos carimbados no mundo do samba capixaba. Responsável por ser a banda residente do icônico Bar da Zilda durante alguns anos, é um dos grupos mais respeitados e consolidados de samba raiz, partido alto e pagode. Hoje, são responsáveis por promover o samba no Bar da Cleir, todos os sábados, e no Galette, aos domingos, um dos bares mais tradicionais do reduto do Centro de Vitória e Santo Antônio. @gp_pura_raiz