06 de Dezembro
10h | Exposição aberta ao público
Local: Casa da Música Sônia Cabral
Sobre: Exposição Artística corpo>><<carto>><<grafia, de Gabriela Guerra. Tem samba em toda parte, e a exposição “corpo >><< carto >><< grafia” da artista Gabriela Guerra pode provar! A mostra apresenta parte das vivências da artista como portadora de vitiligo e expressa a sua busca por semelhanças entre os contornos das manchas de sua pele e os das superfícies urbanas, como numa arqueologia de si e do espaço. A exposição desvela marcas, memórias e desperta conexões, reconhecendo as estratégias de (r)existência afrodiaspóricas, que conectam a música e a dança compondo modos de conviver.
Local: Casa da Música Sônia Cabral – Foyer
19h – 20h | Abertura Feira Griô
Local: Tenda Samba, no bolsão do estacionamento da Praça João Clímaco (em frente a Casa da Música Sônia Cabral)
Sobre: a feira empreendedora e gastronômica fortalece a cultura histórica negra, capixaba, indígena e periférica por meio da gastronomia. A proposta é estimular a inclusão, a geração de renda e a preservação das culturas, tradições e valores das mulheres e negras no movimento do samba e cultura capixaba.
Local: Tenda Samba, no bolsão do estacionamento da Praça João Clímaco (em frente a Casa da Música Sônia Cabral)
20h – 22h | SHOW –
Resenha Do Romão E Vinny Santa Fé
Local: Tenda Samba, no bolsão do estacionamento da Praça João Clímaco (em frente a Casa da Música Sônia Cabral)
Sobre: Esse show promete ser um encontro do que há de melhor em rodas de samba. Vinny Santa Fé é um dos maiores compositores de samba da atualidade, contabilizando mais de 16 milhões de plays em uma plataforma de streaming com o singke “Pauperrecido”. Convidamos para acompanhar esse grande artista, um dos maiores grupos de samba de Vitória, o Resenha do Romão, promovendo esse encontro das novas gerações de sambistas, prestigiando o trabalho autoral de composição e valorizando a continuidade e legado do samba.
Resenha do Romão
Resenha do Romão foi um projeto que nasceu em 2017 nas ruas do Morro do Romão, tendo como foco promover a cultura do samba de rua, levando o samba de roda, partido alto, samba de terreiro e sambas-enredos para diversas comunidades.. É um projeto referência de samba de rua, levando multidões a ocupar as praças e espaços públicos da cidade, contribuindo com a ampliação e formação de público e difundindo o gênero no estado. A partir da experiência de acompanhamento de outros grupos e bandas nacionais, surgiu a ideia de promover um encontro do Resenha com Vinny Santa Fé.
Vinny Santa Fé
Sambista e autodidata do município de Duque de Caxias, Vinny teve seu encontro com a música há 10 anos. Com pautas sociais e discurso aflorado, Vinicius carrega como objetivo levar autoestima e representatividade em suas composições, contando a história de seu povo. Em 2021, Vinny viu sua carreira alavancar com a faixa “Pauperrecido”, que viralizou no TikTok. A música mostra o retrato do Brasileiro, que independente de classe social, cor e gênero, deve e pode sonhar em ser e conquistar o que quiser. Muito por esse discurso de empoderamento, Vinny é comparado a artistas de RAP como Emicida, Criolo, Djonga, entre outros. Hoje, entre músicas próprias e composições, possui mais de 100 milhões de streams nas plataformas digitais. Vinny já teve colaborações com artistas de grande calibre como Jorge Aragão e Xande de Pilares. É citado por grandes artista da cena como a referência da nova geração do samba. O ano de 2024 marca uma nova etapa profissional para o Vinny, com gravação de um novo álbum ao vivo marcado para o mês de novembro.
Local: Tenda Samba, no bolsão do estacionamento da Praça João Clímaco (em frente a Casa da Música Sônia Cabral)