Até 03 de janeiro de 2024, estão abertas as inscrições para a Oficina de Cobertura Audiovisual – Carnaval Que Eu Quero Ver, que proporcionará uma experiência imersiva de cobertura de carnaval com a produção de um documentário

Os bastidores do carnaval capixaba nas telas. A 2ª edição do Samba que Eu Quero Ver – Mostra Cultural de Bamba, que acontece entre os dias 16 e 20 de janeiro de 2024 com bate-papos, oficinas, cinema, shows, exposições e feira criativa, está com inscrições abertas até o dia 3 de janeiro para a “Oficina de Cobertura Audiovisual – Carnaval Que Eu Quero Ver.” Será produzido um documentário sobre o que acontece por trás do carnaval capixaba antes das escolas tomarem as avenidas. Os selecionados receberam uma bolsa de R$500,00.   

Podem se inscrever pessoas com idade a partir de 18 anos, e que sejam, preferencialmente, membros das agremiações da Grande Vitória. As oficinas serão presenciais do dia 15 a 29 de janeiro, exceto aos fins de semana, sendo divida em etapa teórica e prática com carga horária de 40h. São 20 vagas para preenchimento e os interessados devem se inscrever em www.sambaqueeuquerover.com.br/oficinas-2023   

Os selecionados irão explorar o universo dos bastidores do carnaval em duas etapas: uma introdução teórica abordando roteiro, linguagem cinematográfica e operação de câmera; e a segunda etapa, uma experiência prática nas ruas capturando entrevistas e barracões das escolas de samba, proporcionando uma imersão única no 3º maior carnaval de avenida do Brasil. 

Os desfiles das escolas de samba são resultado de uma construção coletiva, sendo o desfile, em si, o produto final. A oficina propõe algumas formas de realizar coberturas audiovisuais, onde a magia acontece, registrando e produzindo um acervo audiovisual do processo de criação que produzem essa grande arte e fazem esse espetáculo ganhar forma em terras capixabas. 

Adorado por todas as idades, o samba faz parte da identidade do Espírito Santo, e a partir do evento multicultural Samba que Eu Quero Ver – Mostra Cultural de Bamba, que conta com música, filme, discussões com convidados especiais especialistas em samba e audiovisual, o público tem a oportunidade de conhecer e vivenciar a riqueza cultural de seu legado com influências de manifestações culturais regionais únicas, como o congo, o jongo e o ticumbi.

A iniciativa é uma oportunidade de apoiar a construção da memória social do samba capixaba, passando pelas tradições até as políticas públicas que impulsionaram para que o nosso desfile de carnaval de avenida se tornasse o que é na atualidade. Se o samba brasileiro é patrimônio imaterial da humanidade, o nosso samba capixaba também é patrimônio do Brasil.

O Samba que Eu Quero Ver é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale e pelo Grupo Tristão com a produção da Odoyá Arte & Cultura, Machê Arte & Cultura, LC Market e Terreiro de Ideias. Sua realização é da Lúdica Audiovisual e do Governo Federal por meio Ministério da Cultura via Lei de Incentivo à Cultura.

Lúdica Audiovisual

A Lúdica Audiovisual é uma produtora que atua no mercado independente de cultura e audiovisual no país desde 2010. Tem como foco a criação e realização de eventos educativos e culturais sobre equidade de gênero, memória, diversidade, representação e identidades brasileiras. Em sua trajetória atuou na produção de conteúdos e eventos para empresas como Sesc, Petrobras, Vale, Senac, EDP, entre outras.

  • Serviço
  • Seleção para a “Oficina de Cobertura Audiovisual – Carnaval Que Eu Quero Ver”
  • Inscrições e regulamento: www.sambaqueeuquerover.com.br 
  • Prazo: até 03 de janeiro de 2024
  • Realização:15 a 29 de janeiro, exceto aos fins de semana, sendo dividida em etapa teórica e prática.
  • Vagas: 20
  • Público: Pessoas com idade a partir de 18 anos, e que sejam, preferencialmente, membros das agremiações da Grande Vitória.