Na última quarta-feira (17), a Mostra Cultural de Bamba – Samba Que Eu Quero Ver teve sua abertura oficial, destacando produções audiovisuais e performances musicais locais. Os filmes “Mulheres do Quilombo”, fruto da “Oficina Petrobras Carnaval que Eu Quero Ver”, e “Samba e Jazz” do renomado diretor Jefferson Mello, roubaram a cena.
“Mulheres do Quilombo” não apenas representa um acervo do carnaval capixaba, mas também destaca a importância de capacitar jovens na produção audiovisual, proporcionando acesso a técnicas e equipamentos de filmagem. Além disso, a iniciativa visa sensibilizar o público para as narrativas inspiradoras que emergem das comunidades periféricas, focando no protagonismo feminino.
“O lançamento de “Mulheres do Quilombo” foi uma oportunidade imperdível para o público apreciar o talento desses jovens cineastas e se envolver nas histórias de mulheres que compõem o Carnaval Capixaba. A oficina de formação audiovisual continua nesta segunda edição e os jovens selecionados também estão na produção de mais um material”, afirmou a organização do evento.
Já o longa de Jefferson Mello, reconhecido fotógrafo com mais de duas décadas de experiência, trouxe seu olhar único para o universo do jazz. Ao explorar as similaridades entre os aspectos musicais e comportamentais de habitantes de diferentes cidades, “Samba & Jazz” proporciona uma jornada cinematográfica única.
A noite encerrou em grande estilo na Praça Getúlio Vargas, com os contagiantes shows do Veloso Quarteto e do Pura Raiz. O Samba, Jazz e Chorinho ecoaram, deixando um convite para todos acompanharem a programação até sábado. Fique por dentro de tudo através do site www.sambaqueeuquerover.com.br e do Instagram @sambaqueeuquever
O Samba que Eu Quero Ver – Mostra Cultural de Bamba acontece desde 2022 e possui o patrocínio master da Petrobras/Programa Petrobras Cultural, patrocínio premium do Instituto Cultural Vale e patrocínio do Grupo Tristão. Conta com a parceria do Hub ES+, que faz parte do programa ES+ Criativo, realizado pelo Governo do Estado do Espírito Santo, e apoio institucional da Rede Gazeta, do Movimento “Somos Capixabas” e da Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial – ES (Liesge). A produção é da Odoyá Arte & Cultura, Machê Arte & Cultura, LC Market e Terreiro de Ideias e a sua realização é da Lúdica Audiovisual e do Governo Federal por meio do Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.