A segunda edição da Mostra Cultural de Bamba – Samba Que Eu Quero Ver conta com uma programação vasta para todos os públicos. Nesta quinta-feira (18), o dia foi de exibição de filmes nacionais e exposição do artista visual capixaba JV Abreu. As ações, realizadas no HubES+, no Centro de Vitória, aconteceram durante todo o dia e tiveram a entrada gratuita.
As sessões de cinema, que exibiram filmes brasileiros cuidadosamente selecionados sob o tema da mostra “Samba é a Vida da Cidade”, receberam jovens de diferentes Centros de Referência da Juventude (CRJ) da Grande Vitória, levando-os a uma imersão pelas diferentes manifestações artísticas que giram em torno do samba. A ação permitiu que pessoas de diversas idades e origens participassem, vivenciando a diversidade e a riqueza cultural do samba por meio da linguagem cinematográfica.
Entre os filmes exibidos, podemos destacar “Andança: os encontros e as memórias de Beth Carvalho”, dirigido por Pedro Bronz. As imagens do documentário são parte do vasto acervo da cantora nas mais diferentes mídias: super-8, vh-s, mini-dv, k7 e fotos. O filme se debruça sobre esse material de Beth Carvalho para traçar um recorte único, íntimo da carreira e da vida dessa singular figura da cultura nacional.
Outro grande destaque do evento foi a exposição artística “Correria”, do talentoso artista visual e historiador JV Abreu. O momento atraiu admiradores da arte e curiosos para explorar as obras que refletem sobre as identidades afro-capixabas. Pensando na História e Arte como ferramentas de formação positiva das identidades negras, “Correria” apresenta obras que dialogam desde referências do Antigo Egito até elementos contemporâneos da moda periférica
“Essa foi minha primeira exposição e tudo isso reacendeu meu desejo de viver de arte. Estou muito feliz! Minha intenção com ‘Correria’ é refletir sobre as identidades afro-capixabas, destacando a influência das culturas, estéticas e atividades do cotidiano nas cidades e comunidades, o que tem tudo a ver com o tema da mostra”, contou JV Abreu.
Com o tema “O Samba é a Vida da Cidade”, a segunda edição do Samba que Eu Quero Ver tem deixado sua marca na capital capixaba, sendo a primeira mostra cultural do estado a tratar exclusivamente do samba. Acompanhe toda a programação através do site www.sambaqueeuquerover.com.br e do Instagram @sambaqueeuquever
O Samba que Eu Quero Ver – Mostra Cultural de Bamba acontece desde 2022 e possui o patrocínio master da Petrobras/Programa Petrobras Cultural, patrocínio premium do Instituto Cultural Vale e patrocínio do Grupo Tristão. Conta com a parceria do Hub ES+, que faz parte do programa ES+ Criativo, realizado pelo Governo do Estado do Espírito Santo, e apoio institucional da Rede Gazeta, do Movimento “Somos Capixabas” e da Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial – ES (Liesge). A produção é da Odoyá Arte & Cultura, Machê Arte & Cultura, LC Market e Terreiro de Ideias e a sua realização é da Lúdica Audiovisual e do Governo Federal por meio do Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.